Carros Voadores: uma realidade mais próxima do que você imagina
Depois dos protótipos das motos que voam, os carros não iriam ficar no chão. A empresa holandesa Pal-V apresentou durante a Feira de Hannover o Liberty Pioneer, modelo inicial de carro voador da companhia. O primeiro esboço foi mostrado no Salão de Genebra do ano passado.
Movido a gasolina e com autonomia de 1,3 mil km no chão e de 400 km a 500 km no ar, o veículo possui hélices que o transformam em uma espécie de helicóptero — tecnicamente, segundo a Pal-V trata-se de um girocóptero, já que conta com um motor propulsor traseiro para locomoção.
° Moto voadora começa a ser vendida por US$ 380 mil
° Carro voador da Boeing já voa em testes
° Uber também tem protótipo
No "modo" carro, o PAL-V está autorizado a operar como um triciclo, e enquanto está voando tem licença específica para helicópteros.
Apesar disso, a mudança, que leva cerca de 3 a 5 minutos para acontecer (modo carro para modo voador), está sujeita a regulações de países. Por exemplo, na Alemanha é preciso dirigir até um lugar específico, como um aeroporto antes de “transformar” o carro e decolar.
Uber Air
A famosa empresa de transporte por aplicativo quer ir muito mais além e elevar seus passageiros aos céus das cidades. A intenção da Uber é lançar o Uber Air em 2023 e já começar a operar. Para isto a companhia fechou parcerias com empresas de tecnologia e montadoras. A Uber espera que, no início das operações, o serviço já será mais barato que um voo de helicóptero. A perspectiva é que no longo prazo os preços fiquem iguais aos pagos hoje numa corrida de Uber nas cidades. No Brasil, a empresa acredita que Rio de Janeiro e São Paulo serão as primeiras cidades a receberem a Uber Air.
De qualquer forma os carros voadores há muito tempo habitam a imaginação da humanidade. De desenhos animados como os Jetsons a filmes como Blade Runner, eles são presença em qualquer obra que tenta prever o futuro.
A novidade é que os carros voadores estão muito mais próximos da realidade.
Comments